Equipe do Projeto 'Meditações Sonoras - Sound bath'
Ano 2015:
Coordenação:
Prof. Dra. Janaina Trasel Martins
Artistas:
Amanda Fontanela
Angelica Mahfuz
Janaina Martins
Thais Kniss Leite
Virginia Sebastião
Figurinos:
Daniela Antunes
Videos, fotos, desenvolvimento e manutenção do website:
Rafael Minari
Apoio:
Bolsa Secult / UFSC
Probolsa/ PROEX / UFSC
Realização:
Projeto de pesquisa e de extensão vinculado ao
Grupo de Pesquisa Poéticas da Voz
Artes Cênicas - Departamento de Artes
Universidade Federal de Santa Catarina.
Janaina Trasel Martins
Professora, pesquisadora e diretora artística, com ênfase na área de Voz nas Artes Cênicas. Professora no Curso de Graduação em Artes Cênicas da UFSC. Fonoaudióloga, especialista em Voz, Mestre em Teatro, Doutora em Artes Cênicas. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Poéticas da Voz/UFSC e do Projeto Cantos de Gaia: alquimias sonoras. Entre os principais trabalhos teatrais desenvolvidos como diretora artística cita-se "Dom Quixote" (2010) e "Flor das águas" (de 2011 a 2013). Em 2014, realizou uma pesquisa de pós-doutorado no Reino Unido com o foco nos cantos rituais femininos inspirados na cosmovisão Celta. Na Irlanda e também na Inglaterra (em Glastonbury/Avalon) aprofundou os estudos sobre os movimentos femininos. Lá iniciou a formação em ‘Sound Healing' com o ’Sound Healing Academy'. Curriculo Lattes (clique aqui)
|
Angélica Mahfuz
Atriz com experiência em teatro, dança, circo, canto e cinema. Começou a trajetória artística na infância ao iniciar aulas de balé clássico e participar de um grupo amador de teatro. Na adolescência participou de coral, grupos de dança e teatro infantil. Adulta, trabalhou profissionalmente em um grupo de circo-dança-teatro por cinco anos, iniciou a graduação em Artes Cênicas, e deu início a experiências com cinema. Em 2015 fez parte do projeto Grupo de Pesquisa Poéticas da Voz e do Corpo na Arte, que se dedica a pesquisar e experimentar o poder dos cantos, e das frequencias sonoras como ferramenta harmonização do ser. Tem se interessado cada vez mais a buscar formas de expressão artística que manifestem o caráter sagrado, ritualístico e elevado que arte pode proporcionar, tanto para o artista como para o público. Curriculo Lattes (clique aqui)
|
Amanda FontanelaAtriz. Estudante de Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Em 2015 atuou como atriz e como bolsista pesquisadora do projeto Cantos de Gaia - Alquimias Sonoras. Em 2015 também trabalhou com o grupo 'Vozes de Zambi', com cantos culturas de etnias africanas, afro-brasileiras e diásporas. É atriz e co-fundadora do grupo artístico Cia Cênica Origem, onde realiza pesquisa com máscaras dos arquétipos sociais da Commedia del'Arte.
|
Thais Kniss Leite
Natural de Apucarana, interior do Paraná, resido em Florianópolis desde 2010, onde me formei como Bacharel (2014) no Curso de Artes cênicas da UFSC. Desde muito cedo estive desenvolvendo trabalhos artisticos como expressão corporal, dança, teatro, mas aquele a que mais me dediquei e mergulho até hoje, é a música com o canto. Dentre os trabalhos artísticos que participei estão: Vollutux Ex Vitta que foi um espetáculo de dança contemporanea; Dom Quixote e O Amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu Jardim. Foi com o espetáculo de dança-teatro Flor das Águas, que traz uma mensagem profunda sobre as bençãos das águas e o Sagrado Feminino, que pude despertar para uma busca por resgatar cada vez mais a essência mais profunda do coração e transformá-la em arte curativa, com expressões como o canto e a musica. Trabalho no projeto 'Cantos de Gaia' e tenho um espaço de cura chamado Canto Cristal, no qual ministro aulas de canto.
|
Virgínia SebastiãoAtriz, palhaça, administradora. Estudante de Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduou-se em Administração (UFSM-2010) e realizou mestrado em Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade (UFRGS-2012). Trabalhou em projetos socioambientais de 2012 à 2014. Em 2014 iniciou a graduação em Artes Cênicas (UFSC), e passou a dedicar-se integralmente ao teatro e à palhaçaria. No mesmo ano participou da criação, produção e atuação no espetáculo "Um Rio de Histórias". Em 2015 fundou a Cia de Teatro de Rua A Flor e o Bufão, a qual foi contemplada com o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura do Estado de Santa Catarina 2014 para circulação da peça "Qual é a nossa (r)evolução?" e a realização de oficinas de teatro em escolas públicas. Em 2015 fez parte do Grupo de Pesquisa Poéticas da Voz e do Corpo na Arte, com o projeto 'Cantos de Gaia' que realiza estudos sobre sons e cantos para a harmonização do ser, bem como a pesquisa vivencial sobre o sagrado feminino. Curriculo Lattes (clique aqui)
|